fbpx

Exu e Pomba Gira

Exu e Pomba Gira

Exus e Pomba-gira são espíritos que já encarnaram na terra. Na sua maioria tiveram uma vida muito difícil e sofrida, tais como mulheres da vida, boêmios, mulheres de cabaré, malandros, etc.

Estes espíritos optaram por prosseguir sua evolução espiritual adentrando nas linhas da Quimbanda.

São muito amigos quando tratados com respeito e carinho, embora sejam um pouco desconfiados gostam de serem presenteados e lembrados.

Apesar das imagens de Exus fazerem referência ao “Diabo” medieval (herança do Sincretismo religioso) eles não devem ser associados apenas a prática do “Mal” pois todos tem funções específicas e seguem as ordens do Equilíbrio Universal.

Dentre várias, as duas principais funções dos Exus são: Proteger e Contra-atacar. Desta forma estes espíritos não trabalham somente durante a “gira de Exu” dando consultas, onde resolvem problemas de emprego, pessoal, demanda e etc. para os consulentes.

Eles também protegem o Templo e seus médiuns, para que os trabalhos possam transcorrer em equilíbrio.

Muitos acreditam que Exus são demônios, maus, ruins, perversos, que bebem sangue e se regozijam com toda sorte de mau agouro alheio. Mas tudo isso é mera falácia oriunda do medo e ignorância que deve sucumbir à luz da Verdade!

Culto à Exu e Pomba-Gira!

Agora, quem é Exu e Pomba-Gira?

Os Exus (Povo da Rua) são basicamente guardiões que, além de “gerenciar” e combater, controlam as energias espirituais obscuras.

Cabe a eles essa lida direta por conhecerem e dominarem com maestria essas energias e os meandros espirituais donde elas se aglutinam.

Como conselheiros tem profunda sabedoria e imenso conhecimento das causas que nos afligem.

Exus por si sós não fazem o mal, apenas enviam de volta os ataques que seus protegidos e “afilhados” possam sofrer.

São hábeis e velozes em cortar demandas, desfazer feitiços e quaisquer tipos de trabalhos de magia negra.

Em suas ações espirituais retiram os enfermos espirituais da influencia dos “kiumbas” (espíritos atrasados e vingativos) bem como combatem a outros Exus e Pomba-gira que possam estar sendo usados para finalidades cruéis de ataques e destruição contra seus filhos de fé.

Não entrarei, neste simples escrito, acerca da Hierarquia dos Exus e Pomba-gira que adotamos por simplesmente haverem diversos entendimentos distintos sobre este mesmo assunto, outro sim, também por esse tema ser matéria interna concernente somente aos iniciados do Templo…

Estamos aqui falando de seres espirituais que transcenderam este plano e suas necessidades.

Tudo isso fazem deles profundos conhecedores de nossas dores e angústias, mas também os fazem capacitados a todo tipo de ação positiva ou negativa.

Ao bom entendedor uma palavra basta…

Estes espíritos apreciam o fumo, o álcool, eles gostam de conversar, gargalhar, brincar e de cortejar aqueles que participam de suas giras.

Sua sinceridade extrema é uma assinatura em sua natureza.

Falar claramente algumas coisas nem tanto, afinal, eles são EXUS!

Sejam bem vindos a este fascinante e misterioso culto!