fbpx

Livro Goetia de Salomão o Rei de Poderes Demoníacos e Desejos Humanos

Goetia de Salomão o Rei de Poderes Demoníacos e Desejos Humanos

A Chave Menor de Salomão é Um Grimório Anônimo Em Demonologia. Foi Compilado Em Meados do Século Xvii, Principalmente a Partir de Materiais Originários dos Séculos Anteriores. é Composto por Cinco Livros: The Ars Goétia , Ars Theurgia-goétia, Ars Paulina , Ars Almadel e Ars Notoria.
Goétia é Uma Prática Que Inclui a Conjuração de Demônios. a Edição Intitulada o Livro da Goétia de Salomão, o Rei, Foi Editada e Publicada por Aleister Crowley Em 1904.
Crowley Brinca Com o Leitor Posicionando Ironicamente Goétia Como Um Exercício Psicológico. Mas o Que Está Implícito Nisso é Que a Relação Entre Mente e Matéria é Muito Mais Complicada do
Que o Materialismo Reducionista Poderia Assumir:
Não Estou Preocupado Em Negar a Realidade Objetiva de Todos os Fenômenos “mágicos”; Se São Ilusões, São Pelo Menos Tão Reais Quanto Muitos Fatos Inquestionáveis da Vida Cotidiana; e … Eles São Pelo Menos Evidências de Alguma Causa.
Agora, Esse Fato é a Nossa Base. Qual é a Causa da Minha Ilusão de Ver Um Espírito no Triângulo da Arte?
Todo Esperto, Todo Especialista Em Psicologia, Responderá: “essa Causa Está no Seu Cérebro”.
Dado Isso, Pode-se Dizer Que os Poderes dos 72 Demônios Descritos Em o Livro da Goetia de Salomão, o Rei, Geralmente Refletem os Desejos das Pessoas Que Vivem Entre as Datas Referentes Aos Materiais-fonte Mais Antigos (durante a Idade Média) Até o Início do Século Xx. Século Em Que a Edição de Crowley Foi Publicada. ou Então, Elas Podem Ser Simplesmente as Obsessões Daqueles Que Escreveram Essas Criaturas.
“o Inferno Não Tem Limites, Nem é Circunscrito
Em Um Único Local, Pois Onde Estamos é o Inferno,
e Onde Está o Inferno, Devemos Estar Sempre.”
– Christopher Marlowe
a Chave Menor de Salomão é Um Grimório Anônimo Em Demonologia. Foi Compilado Em Meados do Século Xvii, Principalmente a Partir de Materiais Originários dos Séculos Anteriores. é Composto por Cinco Livros: The Ars Goétia , Ars Theurgia-goétia, Ars Paulina , Ars Almadel e Ars Notoria.
Goétia é Uma Prática Que Inclui a Conjuração de Demônios. a Edição Intitulada o Livro da Goétia de Salomão, o Rei, Foi Editada e Publicada por Aleister Crowley Em 1904.
Crowley Brinca Com o Leitor Posicionando Ironicamente Goétia Como Um Exercício Psicológico. Mas o Que Está Implícito Nisso é Que a Relação Entre Mente e Matéria é Muito Mais Complicada do Que o Materialismo Reducionista Poderia Assumir:
Não Estou Preocupado Em Negar a Realidade Objetiva de Todos os Fenômenos “mágicos”; Se São Ilusões, São Pelo Menos Tão Reais Quanto Muitos Fatos Inquestionáveis da Vida Cotidiana; e … Eles São Pelo Menos Evidências de Alguma Causa.
Agora, Esse Fato é a Nossa Base. Qual é a Causa da Minha Ilusão de Ver Um Espírito no Triângulo da Arte?
Todo Esperto, Todo Especialista Em Psicologia, Responderá: “essa Causa Está no Seu Cérebro”.
Ou seja, convocar ‘poderes demoníacos’, diz Crowley, envolve descobrir ou promover habilidades relacionadas em si mesmo através do exercício:
Se digo, com Salomão:
“Os Espírito Cimieries ensinam lógica”, o que quero dizer é:
“Essas partes do meu cérebro que sustentam a faculdade lógica podem ser estimuladas e desenvolvidas seguindo os processos chamados ‘A Invocação de Cimieries.”
A interpretação de Crowley sobre Goetia também é consistente com sua definição de magia:
A magia é o conhecimento mais alto, mais absoluto e mais divino da filosofia natural, avançado em suas obras e operações maravilhosas por um entendimento correto da virtude interior e oculta das coisas; para que agentes verdadeiros sejam aplicados a pacientes adequados, efeitos estranhos e admiráveis ​​serão produzidos. De onde os mágicos são pesquisadores profundos e diligentes na natureza; por sua habilidade, sabem antecipar um esforço que, para o vulgar, parecerá um milagre.
Dado isso, pode-se dizer que os poderes dos 72 demônios descritos em O Livro da Goetia de Salomão, o rei, geralmente refletem os desejos das pessoas que vivem entre as datas referentes aos materiais-fonte mais antigos (durante a Idade Média) até o início do século XX. século em que a edição de Crowley foi publicada. Ou então, elas podem ser simplesmente as obsessões daqueles que escreveram essas criaturas.
Analisei as descrições dos 72 demônios em O livro da Goetia de Salomão, o rei, e observei cada um de seus poderes, além de respeitar as diferenças sutis entre eles. Adicionei o total de ocorrências de poderes ao lado da primeira instância e incluí algumas notas:
Agora, podemos optar por perder algumas nuances e combinar poderes relacionados, criando categorias. Além disso, essas categorias serão nomeadas não de acordo com o poder demoníaco, mas com o resultado desejado. Esses são:
Conhecimento terrestre : eu combinei “Ensina artes liberais” com “Ensina ciências”, “Ensina astronomia”, “Ensina artes”, “Ensina filosofia”, “Ensina filosofia”, “Ensina sobre plantas”, “Ensina retórica”, “Ensina lógica”, “ Ensina geometria ”,“ Ensina artesanato ”,“ Ensina sobre pássaros ”,“ Ensina aritmética ”,“ Ensina gramática ”,“ Ensina mensuração ”,“ Ensina ética ”,“ Ensina sobre madeira ”,“ Ensina sobre madeira ”,“ Ensina que a terra é “,” Ensina sobre a mente “e” Sabedoria e conhecimentos de artes mecânicas “. O total é agora 61.
Inimigos prejudicados : eu combinei “Assassinatos” com “Causa feridas e feridas e vermes se reproduzem neles”, “Causa cegueira”, “Causa surdez”, “Causa falta de entendimento”, “Causa doenças”, “Putrefez feridas ou feridas, causando vermes neles “,” Putrefez feridas por flechas “,” Destrói dignidades temporais “,” Destrói dignidades espirituais “,” Vincula homens “,” Marca homens “,” Atira cidades, castelos e grandes lugares em chamas, “Dá insanidade”, “Dá estupidez”, “Destrói cidades”, “Destrói dignidades”, “Afogamento”, “Assassinatos com fogo” e “Pune os iníquos”. O total é agora 22.
Prosperidade : eu combinei “Descobre tesouros” com “Abre tesouros encantados por mágicos”, “Descobre tesouros guardados por espíritos”, “Rouba tesouros das casas do rei”, “Dá riquezas”, “Transforma metais em ouro”, “Transforma metal em moedas “,” Ensina sobre pedras preciosas “e” Causa abundância “. O total é agora 22.
Conhecimento do futuro : eu combinei “Diz o futuro” com “Diz como os soldados se encontrarão”. O total é agora 21.
Conhecimento do passado : eu combinei “Conta o passado” com “Conta de almas que morreram em pecado” e “Convoca os mortos a falar”. O total é agora 20.
Conhecimento divino : eu combinei “Diz as coisas divinas” com “Ensina astrologia”, “Diz qualquer coisa”, “Ensina qualquer coisa”, “Diz como os anjos caíram”, “Ensina a piromancia”, “Ensina o cheiromancia”, “Mostra o significado e resolução de todas as perguntas ”e“ Ensina consagração ”. O total é agora 20.
Conhecimento secreto : eu combinei “descobre coisas ocultas” com “conta coisas secretas”, “conta segredos”, “conta conselhos secretos”, “ensina artes secretas”, “descobre coisas ocultas (não guardadas por espíritos malignos)”, “Dá desejos, pensamentos e ações do inimigo”, “Mostra visões de uma pessoa, em qualquer lugar do mundo”, “Descobre bruxas”, “Descobre feiticeiros” e “Descobre a maldade.” O total é agora 20.
Alta posição social : combinei “Dá dignidade” com “Dá popularidade”, “Reconcilia amigos”, “Dá dignidade”, “Dá honra”, “Dá um bom nome”, “Concilia amigos e pessoas no poder”, “ Concilia amigos ”,“ Restaura dignidades e honras perdidas ”e“ Torna alguém amado por amigos e inimigos. ” O total é agora 18.
Assistentes : Combinei “Dá familiar” com “É familiar”, “Rouba familiares de outros mágicos”, “Dá servos” com “Dá cavalos” e “Dá serpentes”. O total é agora 14.
Amor : Combinei “Faz amor” com “Faz com que as mulheres amem homens”, “Faz amor entre amigos e inimigos” e “Faz amor com senhores e grandes pessoas”. O total é agora 11.
Qualidades pessoais aprimoradas : eu combinei “Dá inteligência” com “Dá sabedoria”, “Dá eloquência” e “Dá ousadia”. O total é agora 10.
Desastres naturais : eu combinei “Causa mares tempestuosos” com “Causa terremotos”, “Causa raios”, “Causa trovões”, “Causa vento”, “Causa tempestades”, “Causa grandes ruídos” e “Causa árvores dobradas . ” O total é agora 9.
Glória na guerra : eu combinei “Envia soldados para a batalha” com “Guias de navios com armas, armaduras, munições, etc.”, “Faz com que os mares pareçam cheios de navios”, “Derruba muros de pedra”, “Constrói torres e móveis eles com munição e armas “,” Constrói casas e torres altas “,” Constrói torres altas, castelos e cidades, e os fornece armaduras etc. “,” Constrói torres “e” Contos de guerras “. O total é agora 9.
Idiomas : combinei “Dá idiomas” com “Dá idiomas para animais” e “Dá idioma para a água”. O total é agora 6.
Recuperação : eu combinei “descobre coisas perdidas”, “devolve pistas” e “devolve ladrões e seus bens roubados”. O total é agora 5.
Transporte fácil : eu combinei “Transporta homens entre países” com “Transporta homens de um reino para outro”, “Transporta coisas” e “Move os mortos”. O total é agora 5.
Saúde forte : eu combinei “cura doenças” com “dá vida longa” e “dá invencibilidade”. O total é agora 4.
Mudança de forma : eu combinei “Transforma homens em outras formas” com “Faz homens passarinhos”. O total é agora 3.
Discórdia semeada : eu combinei “Cria feudos” com “Causa batalhas e concursos” e “Causa ódio”. O total é agora 3.
John William Waterhouse, Circe Invejoso, 1892
As categorias e seus valores são agora:
Conhecimento terrestre (61)
Prejudicar Inimigos (23)
Prosperidade (22)
Conhecimento do futuro (21)
Conhecimento do passado (20)
Conhecimento divino (20)
Conhecimento secreto ( 20)
Elevada posição social (18)
Assistentes (14)
Amor (11)
Qualidades pessoais aprimoradas (10)
Desastres naturais (9)
Glória na guerra (9)
Idiomas (6)
Recuperação (5)
Transporte fácil (5)
Mudança de forma(3)
Semear a Discorde-a  (3).
Agora, listarei os poderes recorrentes e os não recorrentes sem uma categoria clara, junto com seus valores:
Invisibilidade (4)
Proteção (anteriormente “Protege o mago da tentação de espíritos”) (2)
Aqueles que ainda correm (anteriormente “Torna os que ainda correm”) (1)
Nudez (anteriormente “provoca nudez”) (1)
útero estéril (anteriormente “Torna as mulheres estéreis”) (1)
Espíritos (anteriormente “Reúne espíritos”) ( 1)
Luzes nos túmulos (anteriormente “Acende (velas) velas nos túmulos”) (1)
Água morna (anteriormente “Aquece as águas”), Banhos (anteriormente “Descobre banhos), Controle mental (anteriormente “Muda pensamentos”) (1).
É preciso observar a natureza inevitável e subjetiva desses agrupamentos. Existem categorias inteiras que poderiam ser mais agrupadas. Por exemplo: Pode-se interpretar todos os desastres naturais como sendo implantados com o resultado desejado de inimigos feridos. Além disso, pode-se dizer que certos poderes demoníacos pertencem a várias categorias. Por exemplo: Embora eu tenha colocado “Dá cavalos” na categoria “Assistente”, ele também pode ser incluído na categoria “Glória na guerra”. Finalmente, alguns argumentos poderiam ser feitos para que um poder remanescente encontrasse seu lugar em uma determinada categoria. Por exemplo: “Coleta espíritos” poderia ser colocado na categoria “Assistentes”. E assim por diante.
Uma das partes mais interessantes deste exercício é observar esses valores extremos – poderes demoníacos que aparecem apenas uma vez e não se encontram facilmente agrupados com os outros. Um pensamento que eu tinha é que eles poderiam revelar pontos cegos no meu conhecimento da Europa Medieval. Por exemplo: tenho problemas para identificar as possíveis aplicações contextuais de “Torna as mulheres estéreis” e se há uma razão dominante para desejar esse poder. É para garantir que um caso passe despercebido? É para limitar o número de filhos que se tem, talvez, limitando assim a pobreza e a fome das famílias? É intencionalmente malicioso? Algumas pistas podem estar nos textos originais.
Além disso, alguns desses poderes demoníacos são completamente curiosos, como “Faz com que os que ficam parados corram”. Eu me pergunto se isso é feito metaforicamente, por exemplo, para tirar alguém de uma rotina ou curar a preguiça. Se isso significa literalmente, a que se refere?
Outra coisa que acho interessante é que o controle da mente é um poder possuído por apenas um demônio. Certamente, outros poderes, como “Causa amor”, apresentam um elemento de controle da mente. No entanto, eu pensaria que esse poder mais geral seria bastante desejável para as pessoas.